Informamos que SEFAZ de Minas Gerais está com instabilidade em seu sistema de emissão de notas fiscais. Isto foi causado por um processo de atualização da plataforma.
A SEFAZ MG emitiu uma nota de esclarecimento sobre. Confira abaixo:“A Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação, esclarece aos contribuintes que o sistema de emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) passa por um período de instabilidade devido ao processo de migração e atualização da plataforma. Por causa dessa instabilidade, o ambiente de contingência está disponível desde (01/07), dando condições para que todos cumpram suas obrigações em relação à emissão das notas fiscais.” Expectativas:A SEF/MG ainda comunicou em seu portal que realizará uma manutenção entre os dias 22/07 e 23/07 para tentar resolver, mas ainda não passou nenhum prazo efetivo de resolução do problema. Consequências:Por conta desta instabilidade, a entrega dos XMLs das NFes (emitidas por CNPJs de Minas Gerais) para o Ambiente Nacional tem tido falhas: Os XMLs que sobem para o AN, estão vindo com a data de emissão 01/01/0001: Este cenário faz com que não seja possível a busca dessas NFe por parte das empresas que fazem a compra dessas mercadorias vindas de Minas. O que fazer agora?
Nós da Fiscal.io já abrimos um chamado na SEF/MG solicitando mais esclarecimentos, porém ainda não tivemos resposta. Em ligação com um dos representantes da SEF/MG, nós também não obtivemos mais detalhes sobre prazo para normalização.
Você também pode abrir um chamado pelo “Fale Conosco”, no portal da SEF/MG selecionando a seguinte opção:Clique aqui para ir para a página.
Além disto, você pode consultar a chave de acesso da nota pelo portal NFe: – Se a nota estiver inexistente, infelizmente não tem muito o que fazer a não ser esperar;
Fonte: Fiscal.IO